quinta-feira, 10 de março de 2011

Magic The Gathering - As cinco cores da magia


Como mencionei no post anterior sobre Magic, neste jogo há cinco "cores de mana" diferentes.
Mas o que isso significa?

No post anterior eu apresentei uma magica vermelha (que tem mana vermelha em seu custo para ser conjurada), sendo a montanha o terreno representante da mana vermelha.
Alem da vermelha, há tambem a Branca (representada pelas Planicies), a Verde (representada pelas florestas), a Preta (representada pelos Pantanos) e a Azul (representada pelas ilhas).
Ta bom, cada cor é um tipo de mana, limita as cartas que você vai ter no seu deck, mas e ai?
Que diferença isso faz?
No Magic, o tipo de carta que você vai usar no seu deck influencia mais do que em Pokemon, por exemplo, que "só" vai dizer a fraqueza e resistencia de seus pokemons.

Em Magic, cada cor representa uma "personalidade" (sendo isso tambem um elemento que influencia o jogo). A imagem abaixo (que tambem esta de forma mais simples no verso de todas as cartas do magic) é chamada de "Color Pie" (ou Torta das cores), recebendo este nome devido a seu formato.

Podemos ver então, a "personalidade" das cores.

Vermelho:
*Caos: Ação espontanea
*Impulso: Ação emocional
*Liberdade, ação, visão fechada

Em termos de regras, isso é expressado por cartas de baixo custo de mana (ou seja, rapidas), e de alguma forma "apressadas". Por exemplo: no primeiro turno em que uma criatura entra em jogo, ela ainda não pode atacar ou usar certas habilidades, porem muitas cartas vermelhas tem a habilidade chamada "Impeto", que permite que a criatura ataque assim que entra em jogo.
Existem tambem muitas cartas vermelhas que causam dano a criaturas ou ao jogador, e alguns tipos de criaturas que representam bem o vermelho são Goblins, Shamans, Barbaros, e até mesmo Aladin (?).

Verde:

*Instinto: Decisões naturais
*Interdependência: Sobrevivencia natural
*Ingenuidade, Crescimento, Natureza

Há muitas cartas verdes que permitem aumentar a o Poder e Resistencia de suas criaturas, tambem frequentemente há cartas que te permitem buscar por cartas de terreno em seu grimório e coloca-los em jogo ou em sua mão. Há tambem cartas que apresentam o lado mais brutal da natureza, com grande poder de combate.
Como exemplo de criaturas verdes temos diversos animais selvagens, alem de Elfos e Druidas.

Branco:

*Moralidade: Leis Divinas/Espirituais
*Ordem: Leis dos homens
*Falta de criatividade, Paz, Lei.

As cartas brancas costumam procurar mais a paz: ganhar pontos de vida, impedir oponentes de atacar, prevenir dano que seria causado...
Acho que essa é a cor mais simples de se explicar a relação entre as cartas e a color pie, bem simples mesmo .-.

As criaturas brancas muitas vezes são Clerigos, Soldados, Anjos, ou até mesmo Rebeldes. Pode parecer estranho o fato de um Rebelde se encaixar numa cor que tem como valores As leis e a ordem, mas acho que isso depende da maneira como for feita. Se forem Rebeldes como alguns manifestantes (veja bem, alguns) que fazem seus protestos sem quase nenhuma organização e destroem coisas que veem pelo caminho mesmo que isso não tenha a ver com seu objetivo, se enquadraria mais na cor vermelha. Mas uma força rebelde como a que aparece na trilogia antiga de Star Wars, possuindo ordem e uma aparente hierarquia, tem tudo a ver com a cor Branca.

Azul:

*Lógica: Teoria intelectual
*Técnologia: Aplicação intelectual
*Intelecto, Onisciente, Inação

O Azul costuma buscar controlar o jogo: Anular as magicas que seu oponente baixaria, devolver suas criaturas para sua mão, e diversas outras ações que não deixem seu oponente se desenvolver.
Tambem outra coisa bem visivel é a "inação". As cartas azuis tem um alto custo de mana, então normalmente um Grimório azul leva alguns turnos até poder baixar alguma coisa, enquanto um vermelho dificilmente começa sem baixar alguma carta.
Alguns exemplos de criaturas azuis são Magos, ilusões, Magos, Ninjas (?), Animais Marinhos, Magos, Tritões e Magos Tritões. Com certeza, Mago é a melhor representação da cor azul!

Preto:

*Parasitismo: Egoismo as custas de outros
*Amoralidade: Egoismo acima de tudo
*Egoismo, Onipotencia, Paranoia

Há muitas cartas pretas que fazem com que seus oponentes descartem cartas ou com que suas criaturas sejam destruidas. Alem de muitas cartas que te permitem "roubar" o oponente, por exemplo, fazendo com que ele perca pontos de vida e você ganhe pontos de vida. Entre as criaturas pretas há algumas habilidades interessantes e que representam bem a cor (independente de seu efeito em termos de regras), como Amedrontar, Assombrar, Toque Mortifero...
Alguns tipos de criaturas que representam bem o preto estão Zumbis, Esqueletos, Ladinos, Demonios.

Talvez, alguma hora, um terceiro post falando sobre amizade e inimizade entre as cores.

3 comentários:

  1. .-.
    sério que Magic tem toda essa dimensão?
    Claro que está na cara que cada cor tem uma parsonalidade, mas UAU, não sabia nada disso.

    Incrível.

    ResponderExcluir
  2. Então né... Mals ahê, eu já sabia disso u_u Zoua, foi o Luke que me falou disso tudo um tempo atrás... Como eu já disse antes, é um belo TUTORIAL de Magic ^^

    ResponderExcluir
  3. legal, (mago) vc em um proximo (mago) post poderia talvez, sei la, vc q sabe, (mago) falar dos tipos de deck e postar uns (mago) sites bom pra procurar sobre magic. MAGO!!!

    ResponderExcluir